Primeiros treinos do SUPERBMX Estilo Livre agitam Carapicuíba

A quinta-feira foi agitada nas rampas Caracas Trails, em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Pilotos de BMX do Brasil e de outros países iniciaram os treinos livres para o SUPERBMX Estilo Livre que acontece até domingo (19) no local, com entrada franca para o público em todos os dias.

Um dos pilotos internacionais convidados para o evento é o americano Anthony Napolitan. Ele conta que não é a primeira vez que vem ao País para praticar o esporte e está muito ansioso para as próximas fases. “Eu amo competir no Brasil, o nível dos atletas é muito alto e Caracas é uma pista única, com saltos muito altos. Com certeza será um evento muito divertido”, conta.

A competição continua nesta sexta-feira (17), entre às 9h e meio-dia com os treinos oficiais que precedem a pré-classificatória (das 14h às 17h). No sábado, o clima esquenta ainda mais com a 1ª bateria classificatória, das 10h às 12h e a 2º bateria das 14h às 16h. A grande final acontece no domingo, a partir das 10h, com transmissão ao vivo pela SporTV.

Arbitragem e regras

O time da arbitragem será composto por 4 juízes, incluindo o "Head Judge" que será nomeado para a competição. Cada árbitro deve avaliar de forma independente o desempenho dos atletas com base nos critérios de julgamento. De acordo com Flávia Santos, coordenadora da prova, o desempenho dos atletas é avaliado na impressão geral, que inclui: a dificuldade das manobras, as combinações utilizadas, a coerência, estilo, domínio da bicicleta. "É avaliado, por exemplo, a amplitude de cada salto, a originalidade, a utilização do percurso e a aterrissagem", explica.

Flávia também conta que a avaliação geral da volta é a mais importante. "O juiz avalia as sequências de manobras, o grau de risco e a forma como o atleta usa as rampas. De forma geral, as faltas são definidas como interrupções ou perda de controle durante uma volta". Segundo ela, faltas menores podem incluir aterrissagens duras, deslizamentos, pequenos toques com os pés no chão e outras instabilidades. Já as faltas médias incluem parar com os pés apoiados para recuperar o equilíbrio. As faltas graves são aquelas em que o atleta "perde" a bicicleta ou cai.

Atletas reconhecidos mundialmente

Os atletas convidados para a competição são famosos internacionalmente. Entre eles, o brasileiro campeão mundial Leandro Moreira (Overall), os americanos Anthony Napolitan e Alex Landeros e o austríaco Tobi Merz.

O evento é realização do Instituto IAPOIO, organização OnSports, patrocínio Monster Energy Drink, Prefeitura de Carapicuíba, Honda e Seguralta Seguros.

Programação e Serviço | SUPERBMX Estilo Livre

  17 de agosto: Das 9h às 12h - Treinos Oficiais || Das 14h às 16h - Pré-Classificatória

18 de agosto: Das 9h às 10h - Warmup ||Das 10h às 12h - 1ª bateria classificatória ||Das 14h às 16h - 2ª bateria classificatória

19 de agosto: Das 10h às 10h30 – Warm up || Das 10h30 às 12h - Final e premiação

Onde: Caracas Trails

Endereço: Rua do Estádio, 31 – 163 (Conj. Habitacional Pres. Castelo Branco) – Carapicuíba/SP

Entrada: Gratuita

Colaboração e foto: 222 Comunicação