Carapicuíba será palco do SUPERBMX Estilo Livre em setembro

A cidade de Carapicuíba será novamente o palco do SUPERBMX Estilo Livre entre os dias 5 e 8 de setembro. Conhecida como uma das melhores pistas de BMX do Brasil, a  famosa Caracas Trails receberá os melhores pilotos de BMX Dirt. Os treinos e provas têm entrada franca e a grande final, no domingo (8), será transmitida ao vivo pela Sportv2 a partir das 13h.

O time da arbitragem será composto por 3 juízes e cada árbitro deve avaliar de forma independente o desempenho dos atletas com base nos critérios de julgamento. De acordo com a coordenação técnica, o desempenho dos atletas é avaliado na impressão geral, que inclui: a dificuldade das manobras, as combinações utilizadas, a coerência, estilo, domínio da bicicleta. "É avaliado, por exemplo, a amplitude de cada salto, a originalidade, a utilização do percurso e a aterrissagem", explica.

A coordenação técnica também explica que a avaliação geral da volta é a mais importante. O juiz avalia as sequências de manobras, o grau de risco e a forma como o atleta usa as rampas. De forma geral, as faltas são definidas como interrupções ou perda de controle durante uma volta. Faltas menores podem incluir aterrissagens duras, deslizamentos, pequenos toques com os pés no chão e outras instabilidades. Já as faltas médias incluem parar com os pés apoiados para recuperar o equilíbrio. As faltas graves são aquelas em que o atleta "perde" a bicicleta ou cai.

O secretário de Esportes e Lazer da Cidade, Venilton Cesar Montini, conta que a competição foi um sucesso no ano passado e que a expectativa é que, em 2019, isso se repita. “Os próprios moradores começaram a perguntar se e quando receberíamos a competição novamente. Nós, inclusive, notamos um aumento da frequência na pista. A Caracas Trails é muito conceituada e, sem dúvida, leva o nome da cidade para outros lugares”, comenta Montini.

Atletas reconhecidos mundialmente

Os atletas convidados para a competição são famosos internacionalmente. Entre eles, o brasileiro campeão mundial e atual campeão do SUPERBMX, Leandro Moreira (Overall) e o americanos Anthony Napolitan que também esteve na competição em 2018.

O evento é organizado e realizado pelo IAPOIO e Esportemultiplataforma, patrocínio Monster Energy Drink  e apoio da Prefeitura de Carapicuíba.

Programação e Serviço | SUPERBMX Estilo Livre

5 de agosto: Treinos livres - A partir das 9h

6 de agosto:  Treinos livres - A partir das 9h

7 de agosto: Semi-final - A partir das 9h

8 de agosto: Grande final - A partir das 13h

Onde: Caracas Trails

Endereço: Rua do Estádio, 31 – 163 (Conj. Habitacional Pres. Castelo Branco) – Carapicuíba/SP

Entrada: Gratuita

SUPERBMX Estilo Livre

Por Leo Tavares com a colaboração de Manuella Tavares e foto de Marcelo Fimm.