Depois de encarar frio e chuva, caravana do Enduro da Independência ruma a Caxambu

Frio, névoa, chuva, trilhas morro acima, estradas abandonadas pela Serra do Mar e a entrada em território mineiro, rumo a Itajubá. Em resumo, o primeiro dia de competição do Enduro da Independência 2019, com os 300 pilotos de 18 estados deixando Ubatuba, litoral norte de São Paulo e encarando um percurso que, na teoria, deveria ser mais leve mas, com a água, já exigiu habilidade e atenção desde o começo. Especialmente até o neutralizado do dia, junto à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que sediou a partida da edição 2017. Pelo caminho, belas paisagens e o carinho das populações de cidades e povoados atravessados.

Caminhos conhecidos para um dos monstros sagrados do esporte motor verde e amarelo. Primeiro brasileiro a encarar o Rally Dakar, ao lado de Klever Kolberg, o paulista André Azevedo gostou do clima e das trilhas reservadas para a quarta-feira. "Esse tempo é típico da região; o bom da chuva é que diminui a poeira e deixa as médias de velocidade mais gostosas. E é sempre bom reencontrar os amigos", destacou o experiente piloto de São José dos Campos, que disputa a categoria Duplas Over 35.

 
Se o primeiro dos quatro dias de prova na 37ª edição do EI agradou, o segundo promete exigir bastante preparo físico, ainda que com o percurso mais curto deste ano. De Itajubá a Caxambu, conhecida estância que integra o Circuito das Águas, a Elite percorre 150 quilômetros. E com direito a uma novidade, entre as várias preparadas para o EI2019: o líder na principal categoria larga com um colete amarelo, para facilitar a identificação. Uma ideia inspirada na camiseta amarela usada pelo melhor na Volta da França de ciclismo.
 
E o primeiro a andar com a identificação especial é o mineiro Tunico Maciel que, mal chegou dos quase 5 mil quilômetros do Rally dos Sertões, em que se sagrou bicampeão, dominou o dia que abriu o Independência, à frente do paranaense Emerson Loth, o Bombadinho. Nas demais categorias, liderança de Pablo Zanchet (Graduados); Eduardo Tomita (Intermediária); Thiago Veloso (Brasil); Vinícius Moraes (Over); Erasmo Schwarz (Over 45); Márcio José Miranda (Over 50); José Roberto Scheid (Over 55); Villegaignon Lage Oliveira (Over 60); Bárbara Neves (Feminino); Luciano Vasconcelos Paiva (Novato); Fredy Minatti (Brasil Iniciante); Francis Feliciano Santos/José de Freitas Filho (dupla Graduados); Bruno Zanchet/Daniel Folador (dupla Intermediária); Rodrigo Soares Lopes/Luiz Carlos Natale (dupla Over 35); Regina Formagio da Silveira/Marcos Freitas da Silva (dupla Estreante).
 
O Enduro da Independência conta com o patrocínio da Honda Brasil, Pro Tork Racing Development, Yamaha Racing, Totem, Rinaldi Pneus, Menta Motos, ASW Racing, By Moto - A casa da Honda, Cervejaria Backer, Slin Graphics, BMP Special Parts, FIAT/Carro Oficial e apoio das Prefeituras Municipais de Ubatuba/SP, Itajuba/MG, Caxambu/MG e Lavras/MG.
 
Enduro da Independência 2019

PROGRAMAÇÃO 5/9

tajubá/MG a Caxambu/MG

07h - Largada de Itajubá/MG sentido Caxambu/MG
13h - Chegada dos pilotos do Enduro da Independência
19h - Entrevista com os Campeões do Dia e Briefing
20h - Apresentação com a equipe Alto Giro - Pro Tork
Local: Centro da Cidade
(*) sujeita a modificações