Com 143 pontos e duas vitórias na classificação geral dos UTVs, o paulista Bruno Varela é o atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, que realizará neste final de semana (22/9) o Rally Rota SC, na região de Lajes, em Santa Catarina. Bruno tem seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Maurício Rocha, e também conta entre os principais adversários seu irmão, Rodrigo Varela, que soma 130 pontos. Os irmão defendem a equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão.

Entre suas vitórias, Bruno contabiliza o primeiro lugar na última corrida disputada pelo Campeonato, em Lençóis Paulista (SP), no dia 27 de julho. Mas foi Rodrigo o maior pontuador daquele final de semana, ao conquistar um terceiro e um segundo lugares, respectivamente, nas duas provas que formaram a etapa realizada no interior de São Paulo.

O Rally Rota SC colocará em jogo um máximo de 52 pontos – 26 para a vitória em cada uma das duas etapas que serão realizadas. “Estar na liderança é legal, mas o que conta é terminar o ano na frente”, diz Bruno Varela, de 23 anos. “Ainda temos quatro rallies pela frente, então muita coisa ainda vai acontecer. Vamos atrás de outra vitória”, destacou o líder do Campeonato pela equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão.

Quem já venceu - Além de Bruno Varela, o piloto Denísio Casarini também soma duas vitórias. As demais quatro etapas foram vencidas por André Hort, Maurício Rocha, Reinaldo Varela e Richard Fliter – com uma vitória cada um.  Rodrigo Varela é o único entre os três primeiros a não ter conquistado uma vitória. “Acho que minha hora vai chegar, pois temos ainda muitas corridas pela frente”, diz ele. “Mas o importante é manter a constância, pontuar sempre, para chegar ao final do ano com chances de ser campeão. Nos ralis pode acontecer muita coisa que muda os rumos do campeonato. E a gente tem que manter o foco para terminar bem o ano”, completa Rodrigo.

Vencedor de uma das etapas, Reinaldo Varela não integrará a equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão nesta prova. Ele está em fase de preparação para a disputa da última etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, dia quatro de outubro, no Marrocos, quando pode tornar-se tricampeão mundial.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja: 1) Bruno Varela, 149; 2) Maurício Rocha, 143; 3) Rodrigo Varela, 130; 4) Walker de Campos, 127; 5) Denísio Casarini, 106; 6) André Hort, 104; 7) Otávio Leite, 97; 8) Christian Klawa, 83; 9) Denísio do Nascimento, 79; 10) Gustavo Gugelmin, 69.

Por Leo Tavares direto da redação com a colaboração de Rodolpho Siqueira e foto de José Mario Dias/Fotop.

O SuperBike Brasil chega nesta semana no Autódromo de Goiânia para a sexta etapa da temporada 2019. Esta será a segunda vez que a cidade recebe a principal competição de motovelocidade do país. A primeira foi em julho e também está prevista mais uma etapa na cidade no mês que vem. Representantes da equipe Honda Racing, Eric Granado e Pedro Sampaio vão acelerar a motocicleta CBR 1000RR Fireblade SP na categoria SuperBike Pro, em busca de pontos importantes no campeonato. 

A programação conta com treinos extras na quinta-feira (19/9), treinos livres na sexta-feira (20/9), classificatórios no sábado (21/9) e as corridas no domingo (22/9). A disputa da SuperBike Pro, a principal categoria, será transmitida ao vivo pela Rede TV!, a partir das 13h. Os ingressos antecipados custam R$ 45 para o domingo e podem ser adquiridos em www.ticketfacil.com.br.

Atual bicampeão do SuperBike Brasil, Eric Granado não participou da última prova no Paraná devido a uma lesão no ombro direito, após uma queda em um treino físico de bicicleta. De volta à competição, o paulista quer se superar na pista de Goiânia. “Espero conseguir ser competitivo e reassumir a liderança do campeonato, que é o nosso objetivo. Ainda não sei como irei me sentir em cima da moto, já que são dois meses sem andar na CBR 1000RR Fireblade SP”, destaca Granado, que está na segunda colocação na classificação geral com 79 pontos, apenas um atrás do líder Alex Barros.

O gaúcho Pedro Sampaio também vai com tudo para Goiânia. Na corrida anterior, com a pista molhada, ele caiu e não conseguiu retornar, deixando de pontuar. “Treinei bastante desde a etapa de Curitiba e as expectativas são boas, já que gosto muito da pista de Goiânia. Saí de lá na quarta etapa com um bom ajuste da moto e estou bem preparado para esta corrida”, diz Sampaio. Ele está em sexto no campeonato.

Categorias de base – Além da equipe oficial, a Honda participa do SuperBike Brasil com duas categorias de base, que revelam novos pilotos da modalidade. Na Copa Honda CBR 500R, o paranaense Raphael Ramos está na liderança de uma das classes mais disputadas do campeonato. Pela Honda Junior Cup, categoria-escola para crianças e adolescentes entre oito e 16 anos, o destaque é o líder João Teixeira, mineiro de apenas nove anos.

A equipe Honda Racing de motovelocidade é patrocinada por Pro Honda, Alpinestars, DID e Seguros Honda.

Por Leo Tavares direto da redação com a colaboração da Mundo Press.